sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Baixa Cotação

1320441734918_f_large
Nas livraria vemos milhares de exemplares que nos trazem os mais variados assuntos e nos levam a diversos destinos. Os livros tem função na educação, importantíssim, aliás, e alguma história sempre marca a vida de quem a leu. Todos tem acesso? Todos dão valor?
No Brasil o hábito de ler é quase nulo. Talvez pelo preço - é um dos países onde se paga mais caro por um livro. Talvez pela falta de incentivo. Há pais que acham caro comprar um livro de trinta reias, alegando ser besteira, mas compram tênis, câmeras fotográficas, computadores de mais de mil reais. O valor de um livro é 3% o valor desses artigos de luxo.
Os pais devem começar a incentivar os seus filhos a ler, a ter o hábito da leitura, ensinando-os o quanto eles podem aprender e descobrir com as páginas de um exemplar. Trocar presentes caros por livros. Antes de tudo, eles próprios devem se conscientizar de que não há besteira, há educação em jogo. Além de darem o exemplo e começarem a ler também.
A sociedade deve repensar os valores que atribui às coisas. Não valores monetários, uma televisão é muto mais cara que um livro. Mas valores psicológicos, de aprendizado, em que um livro nos enriquece mais que programas de auditório e tênis de mil reais. De nada adianta estarmos bem vestidos, se tivermos a cabeça nua de ideias e conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário