O mundo gira e milhões de coisas acontecem, por destino ou acaso a cada um de nós. Nascemos sem escolher, numa família que não pedimos e em uma cidade que não programamos viagem. Somos chips em branco e a partir daí nosso futuro é determinado.
A casa em que vivemos, a educação, os valores, os princípios e as oportunidades que nos são dadas, nossos pais e seus exemplos: tudo influencia em nossa criação e formação como pessoa. Aristóteles dizia que as crianças aprendem pelo exemplo e é quase impossível ser alguém melhor se não tivermos noção do que é isso.
Se virmos nosso pais cometendo qualquer mal (com brigas, sem estudo, na marginalidade), vamos ter isso como normal e vamos levar a vida assim, sem mudar. Essa vai ser a nossa realidade, a pobreza, a miséria, e vai ser, infelizmente, o nosso futuro também.
O futuro da criança depende sim das condições dadas pelos pais. Economicamente (estudos, roupas, alimentação...) e psicológicamente com apoio e força paara mudar e ser sempre alguém melhor. Não podemos exigir bons modos de quem não tem nem onde morar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário